Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.
Na 2º edição, o MaisIdadeMais festejou o mês do idoso em colaboração com a RUTIS e o Correio da Manhã, recebeu diversas histórias inspiradoras de vida de seniores portugueses. O desafio "E eu, sou idoso(a)?" convidou os participantes a compartilhar suas experiências em diferentes áreas, como saúde, bem-estar, proteção e rendimento. Os trabalhos selecionados foram apresentados em um evento especial e publicados na Rede Medialivre, celebrando a vida ativa e criativa dos participantes.
Cláudia Ramos é uma maestrina e professora dedicada, cuja vida é marcada pela harmonia entre a fé, a música e a vocação para ajudar os outros. A formação católica de Cláudia sempre esteve profundamente ligada à sua paixão pela música. Em 2002, ingressou no grupo coral da sua paróquia, e em 2009, assumiu a liderança desse grupo, tornando-se orientadora e contribuindo para o desenvolvimento artístico e espiritual da comunidade através da música coral.
Paralelamente à sua atividade na paróquia, Cláudia diversificou a sua experiência musical ao se envolver com o Orfeão de Rio Tinto e o Grupo Desportivo Portus Cale, onde continuou a cantar e a aprimorar suas habilidades vocais. Embora a sua formação acadêmica esteja na área da saúde, é na música que Cláudia realmente encontra a sua realização pessoal e profissional.
Vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto. Preside ao Conselho Municipal de Educação, ao Conselho Local de Ação Social do Porto, Coordena a Rede Social do Porto e o NPISA – Núcleo de Planeamento Intervenção Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. É membro do Conselho Municipal de Segurança do Porto, do Conselho Local de Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de São João, do Conselho Regional de Saúde Mental do Norte. Integra o Conselho Consultivo de várias Escolas Profissionais do Porto. É Vogal da Comissão de Vencimentos do Mercado Abastecedor do Porto.
Professor. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Pós-Graduado em Gestão Autárquica pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Curso de Especialização do Mestrado em Administração e Planificação da Educação pela Universidade Portucalense e Curso Sobre Abusos a Crianças e Jovens pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
No anterior mandato foi Vereador da Câmara Municipal do Porto, responsável pelos Pelouros da Habitação e Coesão Social e da Educação; Presidente do Conselho de Administração da Domus Social – Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto; Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação do IBMC e Presidente do Conselho Fiscal do IPATIMUP. Presidiu aos Conselhos da Comunidade dos ACES Porto Oriental e Porto Ocidental. Foi Vice-Presidente da APHM – Associação Portuguesa de Habitação Municipal e Membro da Assembleia Intermunicipal da LIPOR.
Durante cinco mandatos foi Vereador na Câmara de Gondomar, responsável pelos Pelouros da Educação, Cultura, Desporto, Ação Social e Juventude. Tendo assumido, nalguns dos mandatos, ainda os Pelouros da Saúde, dos Recursos Humanos, Património, Juntas de Freguesia, Habitação, Programa Polis e Gabinete de Comunicação. Entre várias funções, criou e Coordenou a Rede Social de Gondomar, presidiu à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco durante seis anos.
Foi Diretor Municipal da Presidência da Câmara do Porto, Administrador da Águas do Douro e Paiva, da Netdouro, da PRIMUS-Agência de Desenvolvimento Regional, da Gondomar Coração de Ouro, EM e dos SMAS – Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Gondomar. No âmbito da atividade docente foi professor do Ensino Secundário e em diversos Cursos de Pós-Graduação.
Foi dirigente associativo, sendo sócio fundador da Gondomar Cultural a cuja direção presidiu. É sócio honorário de diversas instituições e recebeu cerca de vinte condecorações, homenagens e distinções. Tem colaboração regular com a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto e integrou o Conselho Estratégico da Universidade Lusófona do Porto. É Coautor do Livro: “Em Busca do Equilíbrio: A Integração de Alunos Deficientes no Ensino Regular” e autor de diversos artigos publicados em livros, revistas e atas de encontros científicos.
Fundado em 2015, o Grupo de Cordas “Gaia Maior” Academia Sénior surgiu da necessidade de unir alunos que aprendem a tocar cavaquinho e guitarra/viola de fado. A popularidade dessas disciplinas reflete a relevância do ensino musical na formação das habilidades dos alunos, evidenciada pela crescente afluência nas aulas.
Para proporcionar uma experiência musical coletiva, foi criada a “classe conjunto”, onde os instrumentos e vozes se reuniram, atendendo ao interesse por atuações. Desde então, o grupo tem participado de diversos eventos em Vila Nova de Gaia e além, conquistando o público com suas apresentações.
O sucesso do grupo inspirou novos projetos, como “Música no Jardim”, “Cavaquinho Solidário” e “Guitares et Bandolines”. Esses grupos ampliam as oportunidades de exploração musical, promovendo um ambiente rico em aprendizado e colaboração. O Grupo de Cordas “Gaia Maior” Academia Sénior é um pilar da cultura musical na comunidade, celebrando a música e a convivência entre seus membros.
O Coro Rutis Porto nasceu no ano lectivo 2022-2023. Neste momento é composto por 35 elementos e participam no coro: os alunos, os professores e a coordenadora.
As aulas são particularmente animadas! Iniciam com exercícios de aquecimento bastante terapêuticos, onde trabalham postura, relaxamento, respiração, articulação e muito boa disposição. O Grupo está sempre a receber novos elementos que ficam rendidos às dinamicas utilizadas.
Destaque para a Professora Claúdia Ramos, que consegue fazer um trabalho sério, de elevada qualidade e incrivelmente animado.
Iniciou a sua carreira profissional há 32 anos, em Portugal, após formação académica em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. A sua formação inclui o Programa Avançado de Gestão, pela Insead, em Fontainebleau. Com experiência profissional em Seguradoras, onde desempenhou diferentes funções a nível nacional e internacional, é hoje o Chief Commercial Officer e Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.
Com mais de 25 anos de experiência em Seguros, sempre ligado à Distribuição e ao Marketing, com especialização nos produtos Vida. A formação académica conta com uma Licenciatura em Gestão de Marketing, pelo Instituto Português de Administração e Marketing, em Lisboa. Atualmente é Coordenador da Rede Private.
Luís Manuel Jacob Jacinto, natural de Portugal e nascido a 22 de novembro de 1971, é uma figura proeminente na educação e gerontologia. Com um doutorado internacional em “Sociedade do Conhecimento/Ciências da Educação” pela Universidade de Salamanca, além de pós-doutoramentos em Desporto Sénior e Psicogerontologia, Luís tem feito contribuições significativas para a pesquisa na área.
Atualmente, é presidente-fundador da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade), conselheiro do Conselho Económico de Estado Português e professor-adjunto na Escola Superior de Educação de Santarém. Para além disso, coordena vários projetos europeus (AAL, Tempus, Erasmus+ e Grundtvig) e nacionais, como o “Walking Football” e a “Universidade Sénior Virtual”.
Autor de vários livros e artigos sobre gerontologia e educação sénior, o seu trabalho foi reconhecido com o prêmio “Aluno Referência” do I.P. Santarém e uma medalha de “mérito público” pela Presidência da República Portuguesa. Luís é comprometido com a promoção do envelhecimento ativo e a formação de recursos humanos, coordena ainda a licenciatura em Educação Social (ISCIA) e as pós-graduações em Liderança Positiva e Felicidade (ISLA).
Matilde Silva nasceu no concelho de Ílhavo a 9 de novembro de 1951. Proveniente de uma família com poucos recursos, mas rica em amor, paz e valores, sempre valorizou profundamente a educação que recebeu dos seus pais, a quem considera os seus ídolos. Inspirada por eles, seguiu o caminho da perseverança e determinação.
Concluiu o ensino obrigatório e decidiu realizar o seu sonho de ser cabeleireira, uma profissão que exerceu com sucesso durante mais de quinze anos, marcando a sua época. Em 1973, casou e tornou-se mãe de dois filhos, sempre empenhada em transmitir-lhes os seus valores, com o amor como uma constante.
Mais tarde, a vida levou-a para o campo da Administração Local, onde trabalhou até à reforma. No entanto, o gosto pelos desafios e pelo contacto com o público levou-a a dedicar-se também à venda direta, procurando sempre melhorar o estilo de vida da sua família.
Atualmente, Matilde é consultora imobiliária e aluna na Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré, onde continua a enriquecer os seus dias através da partilha de experiências e do convívio com os colegas. Para ela, o mais importante é o percurso que fazemos ao longo da vida e não apenas o destino.
Matilde vive cada dia com intensidade, acreditando que devemos aproveitar o presente como se não houvesse amanhã, sempre com a felicidade em mente.
Com formação académica na área da saúde e da gestão em saúde, integrou a equipa de lançamento do primeiro seguro em managed care em Portugal. Nas últimas décadas teve, na seguradora, a responsabilidade da gestão de equipas nas áreas clínica e técnica sendo atualmente responsável pelo desenvolvimento da oferta de saúde. Porque acredita que a sustentabilidade na saúde depende em muito do investimento que fizermos na promoção da saúde e prevenção da doença, tem trabalhado nos últimos anos para aumentar a proteção das pessoas e para capacitá-las para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e para uma vigilância regular com vista a uma melhor saúde.
O Coliseu Porto Ageas acolheu o evento MaisIdadeMais Vida, que teve histórias inspiradoras e partilha de experiências de quem tem a sabedoria dos anos.
O evento serviu ainda para apresentar os resultados do desafio criativo “E eu sou idoso(a)?”, lançado no dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso. Os participantes foram convidados a explorar o significado do envelhecimento através de obras de fotografia, texto ou vídeo.
Os vencedores foram João Alberto Ferreira da Silva como vencedor na categoria “Mais Saúde, Mais Bem-Estar”, com o seu texto “O Automóvel que Nós Somos”. Na categoria “Mais Rendimento” foi reconhecida Clara Patrício, com a sua fotografia “Velha é a tua tia”. Finalmente na categoria “Mais Proteção”, a distinguida foi Helena Guerreiro Nobre Reis, com o seu texto “Sou idosa? Sim, sou idosa!”.
Conheça os vencedores e os seus projetos.
Venceu, na sua categoria, usando a forma de participação texto escrito.
Venceu, na sua categoria, usando a forma de participação fotografia.
Venceu, na sua categoria, usando a forma de participação texto escrito.