A associação junta-se ao MaisIdadeMais. Esta colaboração entre a RUTIS e o Grupo Ageas Portugal tem o potencial de transformar a perceção social sobre o envelhecimento no nosso país.
A RUTIS (Rede de Universidades Seniores) é uma das referências mais fortes na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social em Portugal. Este ano, a associação junta-se ao evento MaisIdadeMais. Segundo Luís Jacob, presidente-fundador da RUTIS, esta parceria reflete uma missão comum de criar impacto positivo na vida dos seniores. Esta colaboração entre a RUTIS e o Grupo Ageas Portugal tem o potencial de transformar a perceção social sobre o envelhecimento no nosso país. Através de debates públicos, campanhas de sensibilização e eventos com figuras públicas, a iniciativa MaisIdadeMais visa inspirar uma sociedade mais empática e inclusiva para os seniores.
“Acreditamos que esta colaboração tem o potencial de mudar perceções sobre o envelhecimento, mostrando que os seniores têm muito a oferecer”, reforça o presidente da RUTIS.
As Universidades Seniores são uma resposta concreta para a promoção de um envelhecimento ativo. “Está comprovado por diversos estudos que os alunos das universidades seniores são mais felizes, mais saudáveis, mais incluídos e com menor perceção dos sintomas da depressão e da solidão”, afirma Luis Jacob. Com 405 universidades e mais de 65 mil alunos, a RUTIS continua a crescer, reforçando o seu papel central na sociedade portuguesa.
A procura por estas instituições tem aumentado, especialmente após a pandemia, refletindo uma maior consciência sobre a importância da educação ao longo da vida. Além das aulas presenciais, a Universidade Sénior Virtual tem-se tornado uma plataforma cada vez mais popular, permitindo que os seniores participem em atividades formativas e sociais online, de forma acessível e conveniente. Mas apesar do sucesso, existem ainda desafios a superar. A falta de transportes, instalações adequadas e professores voluntários são algumas das dificuldades enfrentadas. No entanto, Luís Jacob acredita no poder da criatividade e na resiliência das equipas, bem como na importância das parcerias: “O que temos feito é criar parcerias com algumas entidades para tentar minorar estas dificuldades e sermos criativos na procura de novas soluções.”
“Está comprovado por diversos estudos que os alunos das universidades seniores são mais felizes, mais saudáveis, mais incluídos e com menor perceção dos sintomas da depressão e da solidão.”
Luís Jacob, presidente-fundador da RUTIS